Para algumas mulheres, cabelos invejadamente longos, é algo que acontece, mas para a maioria de nós, é preciso fazer alguns ajustes para ter esses resultados. Seja por usar uma escova de cabelo diferente, ajustar a frequência com que usa o secador de cabelo, adicionar uma vitamina aos cremes de cabelo ou até dormir com uma almofada de seda (sim, é verdade), existem várias etapas fáceis que podem ser tomadas para obter resultados. Confira estas dicas profissionais para a guiar na direcção certa!
1. Cortar com frequência - sim, é verdade
Pode parecer contra produtivo, mas se deseja cabelos compridos e saudáveis, é necessário cortar o cabelo com regularidade. "Embora os cortes de cabelo não façam o cabelo crescer rápido, eles ajudam a livrar-se das pontas duplas que quebram o cabelo", explica o estilista Michael Dueñas. "Eliminar a quebra dá a aparência de que o seu cabelo está a crescer mais rápido". Afinal, pontas a quebrar podem levar o cabelo a perder comprimento - sem mencionar brilho, volume e suavidade. O ideal é cortar o cabelo com o espaço de seis a oito semanas.
2. Resista ao desejo de ficar loira
O cabelo platinado parece dar um toque chique, no entanto passar de um tom escuro para um tom loiro claro pode comprometer o teu cabelo manter-se saudável e comprido. "Quando a cutícula do cabelo é danificada pelo descolorante, acontece mais pontas partidas e duplas", explica Elizabeth Hiserodt, colorista sénior do Cutler Salon, em Nova York. "Quanto menos tratamentos químicos, melhor o seu cabelo crescerá."
3. Distribua os óleos naturais do seu cabelo
Ir para a cama com os cabelos não escovados pode parecer tentador quando estamos cansados, mas dar alguns toques rápidos no cabelo pode ser óptimo para um cabelo saudável. Depois do cabelo estar desembaraçado "comece pelo couro cabelo, use uma escova de cerdas de javali para distribuir uniformemente os óleos do couro cabeludo no cabelo para que fique naturalmente hidratado", recomenda Meri Kate O'Connor, colorista sénior e educadora de cabelos do Eva Scrivo Salon. Importante: Este passo simples, todas as noites, ajuda a aumentar a circulação, o que ajuda a tornar o couro cabelo mais saudável e estimula o crescimento do cabelo.
4. Coma os alimentos certos
Ter cabelos compridos e fortes não depende só dos produtos que se coloca no cabelo. Também depende do que se manda para dentro do corpo! "Para promover o crescimento do cabelo, precisa 'alimenta-lo' por dentro", explica Francesca Fusco, dermatologista de Nova York. "Tente aumentar sua ingestão de proteínas com alimentos como peixe, feijão, nozes e alimentos nutritivos como estes."
Mesmo que não goste de carne, deve tentar manter uma dieta rica em proteínas. Dr. Fusco adverte que as mulheres que não recebem o suficiente ficam com défice. A nutricionista da GoodHouseKeeping.com acrescenta que alimentos ricos em proteínas e vitaminas A, C e E, minerais como zinco e ferro e ácidos gordos (ómega 3 e 6) contribuem para cabelos mais saudáveis.
5. Evite ferramentas térmicas
Se precisa mesmo usar calor, a Paves (cabeleireiro de celebridades) recomenda diminuir a temperatura e sempre usar um protetor de calor - caso contrario, você corre o risco de danificar o cabelo, causando quebra e frizz.
6. Não lave o cabelo todos os dias
Lavar o cabelo duas a três vezes por semana permite que os óleos naturais penetrem no cabelo, hidratando e reparando a si próprio.
7. Adicione uma vitamina à sua rotina
Se a sua dieta não lhe fornece nutrição suficiente, um suplemento vitaminico pode fazer toda a diferença. "Procure um multivitaminico formulado especificamente para pele, cabelo e unhas", aconselha o Dr. Fusco. "Eles contêm vitaminas importantes, como bitina e vitaminas C e B, que sustentam a saúde do cabelo." Bónus: a sua pele vai ficar melhor.
8. Termine o banho com água fria
Banho muito quente não é bom para a pele, nem para o cabelo. A água fria ajuda a selar a cutícula e fortalece o cabelo.
9. Cuidado ao escovar o cabelo molhado
O cabelo é especialmente suscetível à ruptura quando está molhado. Por isso certifique-se de usar uma escova que ajude a desembaraçar os fios sem os quebrar. Uma boa opção é usar Tangle Teezer ou um pente normal ou de dentes largos.
A técnica que usa ao pentear também é muito importante. Comece por escovar a partir das pontas e suba gradualmente. Escove o cabelo por cima, mas também por baixo.
10. Durma com fronha de seda :)
É possível obter um cabelo melhor durante o sono - tudo o que precisa é de trocar a fronha. "A seda é melhor para os cabelos - ajuda a evitar emaranhados e rupturas", Jesleen Ahluwalia, MD, médico da Spring Street Dermatology em Nova York. Quanto menos quebrar o cabelo, mais comprido será.
11. Preste atenção à sua pele
É fácil ver cabelos brilhantes e assumir que um produto está a funcionar. O que a formula esta a fazer à sua pele, geralmente é o que está a fazer ao seu cabelo. Será que faz a sua pele parecer seca, despojada, pesada, cerosa, pegajosa ou oleosa? Ou faz a pele macia, hidratada, sedosa? - Trate o seu cabelo da maneira que trataria a sua pele!